7 passos para planejar as férias de fim de ano

Depois de um ano de trabalho ou estudos, nada mais merecido do que tirar férias e fazer uma viagem para curtir e relaxar. Viajar é uma experiência única e inesquecível. Ela vai encher o seu coração de alegria e a mente de boas memórias.

Para realizar esse sonho de curtir as férias em um local encantador (Londres ou Paris, quem sabe?), é preciso planejamento e organização. Preparamos um passo-a-passo do que você deve fazer para estar preparado para viajar nas suas próximas férias de fim de ano.

 

1 – Defina o destino

As férias vão ser em família ou você fará um mochilão desacompanhado? Ao definir quem fará parte dessa aventura, reúnam-se e tenham uma conversa sobre os destinos sonhados.

Crianças podem almejar conhecer a Disney, por exemplo. Já casais apaixonados podem querer passar uma semana em Paris. E o que dizer de um aventureiro? Ele poderá preferir fazer uma viagem para conhecer várias cidades da Europa.

Descobrir qual é o perfil dos viajantes e o estilo de férias que cada um almeja é fundamental para realizar uma viagem inesquecível para todos!

Após isso, confira aqui no nosso Blog os melhores destinos para visitar. Faça uma lista com 3 possíveis locais. Desses 3, escolha o que mais agrada a todos, levando em conta os pontos turísticos e valores de passagens e acomodação.

 

2 – Custo

Antes de fazer o roteiro e comprar as passagens de avião, é importante definir um custo para a viagem, ou seja, o valor total que você tem para investir.

Primeiro, organize uma lista com todos os gastos necessários que você terá, como passagens, hotel e alimentação.

Depois, coloque mais uma estimativa de valor para compras e uma reserva de emergência. Essa planilha de custos é essencial para não gastar além do planejado.

 

3 – Roteiro

Tão importante quanto definir um destino é também definir o roteiro. Pesquise por todas as opções de lazer e passeio no seu destino ou cidades que são próximas e de fácil acesso. Uma dica valiosa é ler blogs e assistir vídeos de quem já visitou o lugar. Assim, você poderá descobrir o que vale ou não a pena conhecer.

Anote todas as dicas e separe os passeios por dias. Se for possível, compre passaportes de passeios com antecedência, evitando filas. Também leve anotados os endereços e contato de cada local.

 

4 – Passagens

Definida a cidade e o roteiro, está na hora de comprar as passagens. Faça cotação em vários sites até descobrir os preços mais em conta e acompanhe por alguns dias. Você também pode consultar um agente de viagens da sua confiança. Eles sempre estão por dentro de promoções e podem avisá-lo quando estiver disponível aquela tarifa especial pro destino do seu interesse. Lembre-se também de se cadastrar em sites com promoções.

O mais importante é pesquisar com antecedência. Dessa maneira, você conseguirá garantir preços mais acessíveis.

Voos com escalas e durante a madrugada geralmente tem a tarifa mais barata, mas você tem que saber se é isso que você quer. Às vezes, tempo é dinheiro! Se você não tem tanto tempo sobrando, então o voo direto pode ser, apesar de um pouco mais caro, mais conveniente para você.

 

5 – Hotel

Buscar com antecedência a hospedagem também será um diferencial, ainda mais quando se trata de férias de fim de ano. Quanto antes você pesquisar, mais opções disponíveis encontrará e com valores mais acessíveis.

Há muitos sites com avaliações de hotéis e é interessante você dar uma lida neles antes de reservar. Assim poderá ver além do que o site do hotel mostra, como pontos positivos e negativos. Contar com um agente de viagens também pode ajudar e ser um grande diferencial nessa etapa.

Não se esqueça de avaliar a distância do hotel para os pontos turísticos e passeios que deseja fazer. Esse pode ser um grande diferencial!

 

6 – Seguro viagem

O seguro viagem (clique aqui e faça sua cotação) é muito importante para garantir a tranquilidade durante todo o passeio. Não deixe que um acidente ou imprevisto atrapalhe a viagem tão sonhada e planejada.

Não saia do país sem contratar o seguro viagem internacional para você e sua família. Leia aqui 5 motivos pelos quais você deve investir no seguro viagem.

 

7 – Preparativos finais

Antes de viajar, separe toda a documentação necessária e imprima as reservas de voo e hotel. Também separe o dinheiro, cartões e contatos importantes.

Algumas semanas antes, comece a preparar as malas para a viagem mais esperada do ano. Não se esqueça de itens como carregador de celular, fones de ouvido e roupas de frio e de calor, para evitar surpresas. Se você ou alguém dos viajantes faz uso de remédios, lembre-se de levar a quantidade certa para os dias em que ficará fora e a receita médica.

Comece a planejar agora mesmo a sua viagem de férias para que seja inesquecível!