Uma viagem internacional envolve muitos planos e cuidados. Arrumar a mala, tirar o visto, planejar os roteiros, pesquisar sobre os lugares. Seja a negócios ou a turismo, todas exigem preparação. Mas quando o assunto é a contratação do seguro de viagem, surgem algumas dúvidas: “Qual é o melhor plano?”, “O que devo me preocupar na cobertura?”, “Escolho seguro ou assistência de viagem?”.
Entre tantos gastos e na ansiedade por escolher logo, muitos deixa de analisar com cuidado essa escolha. Neste artigo, vamos dar dicas fundamentais para ajudar você a tomar a melhor decisão!
Seguro de viagem ou assistência viagem: qual escolher?
Existem diferenças entre os planos de Seguro Viagem e Assistência de Viagem. Por isso, antes de contratar um seguro, analise muito bem quais tipos de coberturas estão inclusas no serviço.
- O que está incluso em um Seguro Viagem?
Essa resposta depende do que está indicado no contrato do Seguro. Mas, de maneira geral, quando o assegurado precisa fazer uso do seguro, ele é feito como forma de reembolso. Por exemplo, digamos que você precise ir a um médico durante a sua viagem. Em primeiro lugar, você entra em contato com o médico, marca a consulta e paga o valor, do seu próprio bolso. Então, você entra em contato com a seguradora, comprova o gasto e só então esse valor é reembolsado, sendo sujeito ainda ao crivo e validação da seguradora contratada.
- Por que a assistência de viagem oferece mais segurança?
Quando se planeja uma viagem, poucos pensam nas emergências que podem ocorrer durante o roteiro. Dor de ouvido, infecção urinária, intoxicação alimentar são problemas comuns, e qualquer um está sujeito a passar por esses desconfortos. No aconchego da nossa cidade, é fácil correr atrás de uma solução, mas em um país estrangeiro é muito mais desafiador resolver a situação, além disso, pode sair muito caro!
É por isso que se torna tão importante a contratação de uma Assistência de Viagem integrada ao seguro viagem, que oferece um serviço mais completo.
A assistência viagem oferece atendimento imediato e de qualidade para auxiliar o viajante a solucionar o problema da forma mais rápida e cômoda. Por exemplo, caso o seu filho apresente febre, você deverá ligar para a central de atendimento, que a atenderá provavelmente no seu idioma. Em poucos minutos, a assistência indicará o profissional ou clínica habilitada para lhe atender, mais próximo da sua localização, e o manterão informado sobre como proceder. Em alguns casos, o profissional poderá ser enviado até o seu local, o que é muito comum em viagens para os Estados Unidos, por exemplo. Isso tudo sem que você precise desembolsar um só centavo, pois o pagamento será feito pela seguradora, que presta a assistência, diretamente para o profissional.
Se não houver um profissional credenciado na região, o serviço funcionará como um seguro normal, onde você pagará e depois solicitará o reembolso. Mesmo assim, terá o auxílio imediato na central de atendimento.
Esse nível de serviço é encontrado em planos que oferecem Seguro Viagem e mais o pacote de Assistência ao viajante, trazendo muito mais segurança para as viagens e fornecendo tranquilidade para os momentos de emergência e necessidade.
Antes de viajar, tome tempo para fazer essa escolha. Analise o que está incluso no tipo de cobertura que escolheu. Por exemplo, o plano cobre despesas médicas, odontológicas, hospitalização, intervenções cirúrgicas, material descartável, análises clínicas, medicamentos?
E lembre-se: mesmo que não haja a obrigatoriedade de contratação de assistência, com ela você viaja tranquilo, sabendo que em qualquer eventualidade você pode ligar para a central que o ajudará a resolver a situação.
Escolha com cuidado e boa viagem!